Atividades
BEM-VINDO ÀS BRINCADEIRAS PERCUSSIVAS JAZZ NO COTIDIANO!
Esta atividade faz parte do Araxá Festival Jazz e Blues, um presente musical para a cidade que terá sua segunda edição realizada em 2025, dos dias 28 e 29 de março, fazendo parte da programação cultural da Copa Internacional de Mountain Bike no município.
O festival é realizado pela Moinho Cultural e conta com o patrocínio da CBMM, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, além do apoio da CiMTB. A entrada em ambos os eventos é gratuita.
O evento, que é gratuito e livre para todos os públicos, tem as seguintes atividades:
PROGRAMAÇÃO
-
OFICINA Brincadeira percussiva, jazz no cotidiano com Tiago Martins e Jack Will
9h | Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo
-
OFICINA Brincadeira percussiva, jazz no cotidiano com Tiago Martins e Jack Will
15h | Escola Municipal Professor Nelson Gomes
-
17h | Bejazz Street Band
-
18h | Mikael Saravá Sexteto - Tributo Skatalites
-
19h30 | Tiago Martins Quarteto convida Tarcísio Moura
-
17h | Uberland Street Band
-
18h | Pedro Amui Quarteto - Sangue Latino
-
19h30 | Blues Beatles
As BRINCADEIRAS PERCUSSIVAS JAZZ NO COTIDIANO trazem atividades lúdicas que passam por noções básicas de ritmo, acentuação musical e improvisação, além de um breve passeio pela história do jazz e suas influências africanas. Um convite à improvisação dos sons com objetos, instrumentos de percussão corporal e com a própria voz.
As atividades são ministradas pelos músicos Jack Will de Uberlândia (percussão) e o araxaense Tiago Martins (guitarra). As formações terão 1 hora/aula de duração, serão gratuitas e contarão com intérprete de Libras ao vivo e cópia dos textos do site impressos em Braille, como esta, a qual está tendo acesso.
Programa:
História da música
Nos primórdios do desenvolvimento dos seres humanos, a música fazia da vida dos homens e mulheres pré-históricas? Para iniciar a oficina, vamos mergulhar nesse universo e mostrar para os alunos como que aquelas pessoas tinham envolvimento com os sons e de que maneira isso fazia parte do mundo deles. Os sons da natureza, emitidos pelo corpo e os animais fazem parte da sonoridade que os primeiros humanos tinham em suas realidades.
Acentuação rítmica
A partir desse momento, a oficina parte pra o desenvolvimento técnico da música, mostrando o que significa essa acentuação e como ela se aplica na música. Destaque para a introdução ao que isso faz dentro do jazz, que tem uma acentuação específica, no segundo e no quarto tempo. Essa característica é de fundamental entendimento para que o tema se desenrole com os alunos.
Finalização
- Importância da arte, da cultura e da música no cotidiano;
- Aviso sobre listas de Músicas e Materiais de Apoio disponíveis no website;
- Divulgação dos shows.
Recortes sonoros e instrumentos característicos
Com exemplos de áudio e vídeo, a oficina vai levar as crianças para o momento de percepção dos sons. Uma atividade de escuta geral, com músicas temáticas que caracterizam a linguagem musical de cada subgênero e mostrar a evolução musical ao longo do tempo e os usos nas mídias.
Harmonia tonal do Jazz
Outra peculiaridade do jazz, a Harmonia Tonal vai ser apresentada aos alunos. É a música mais simples de entender, que transmite três sensações para as pessoas. Esse foi um período importante do movimento, com acordes ricos. O tema será apresentado de forma prática, com exemplos musicais aos alunos.
Improvisações
A música nos permite muito e nessa fase da oficina, os alunos são convidados a improvisar sons com os oficineiros. Seja com objetos, com a percussão corporal ou com a voz, a oficina vai ser levada para um momento de total interação, despertando assim muitas emoções que dão as cores em cada execução.